O que acompanha o seu café, chá ou chocolate quentinho? Um bolinho, um doce, um biscoito? Vou contar pra vocês a história do meu mais novo queridinho e o melhor amigo do meu café: o Stroopwafel.
Achou o nome diferente, né? É porque o Stroopwafel é um biscoito de origem holandesa. Aliás, ele é um ícone da culinária por lá. Tá, mas e o que um biscoito tem de tão especial? Vou explicar.
O biscoito é basicamente uma massinha fina de waffle cortada ao meio e recheada com caramelo. É fabricado de forma artesanal, em chapas de ferro a gás e vendido em feiras abertas. Dá pra imaginar o cheirinho atraindo todo mundo?
Tudo começou em 1784, na cidade de Gouda, com um padeiro que fazia waffles a partir de farelos e os recheava com um caramelo especial. Por ser feito de restos, era uma iguaria muito popular entre os pobres. A receita é guardada a sete chaves e passada de pai para filho pelas famílias tradicionais holandesas.
Como tudo que é bom corre o mundo, o Stroopwafel também é fabricado aqui pertinho, no município de Ivoti. Você encontra essa delícia em casas de delicatessen e alguns mercados. Os biscoitos vêm em saquinhos com 10 unidades, numa média de R$9,00 cada.
Ah! Achei um vídeo bem bonitinho ensinando a fazer. Clica aí!
Só pra constar, quem vier com um saquinho de Stroopwafel para me dar de presente tem meu amor pro resto da vida! (:
Ah, não esqueça de curtir a nossa página no Facebook. Você sempre saberá quando tem post novo!
Beijocas.